Precisamos de sua ajuda para manter nossas atividades.
Atualmente, além das inúmeras despesas fixas, são também centenas de metas, projetos e desafios a conquistar que dependem de sua colaboração direta. Escolha abaixo como pode nos ajudar:

Ação voluntária

Atue junto aos núcleos, participe de cursos, panfletagens, manifestações e divulgue a doutrina para outras pessoas.
Ação voluntária
OU

Contribuição financeira

Ajude a manter nossos projetos. Para colaborações financeiras, escolha aqui a opção mais adequada a você: boleto ou depósito.
Colabore



Antônio Ermírio de Moraes, in memoriam

Foi com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, ocorrida em sua casa, em São Paulo, no último domingo, dia 24 de agosto, em razão de uma insuficiência cardíaca.

Vemos no Dr. Antônio Ermírio de Moraes um patriota e nacionalista sincero, um grande empresário que muito contribuiu para o Bem Comum e o desenvolvimento nacional, um exemplar pai de família e um católico convicto, homem de muita Fé e que muito praticou a Caridade.

Cumpre ressaltar que, além de empresário, foi Antônio Ermírio de Moraes Doutor em Metalurgia pela Colorado School of Mines, em Golden, nos Estados Unidos da América, mesma instituição em que se formara em Engenharia Metalúrgica em 1949, assim como foi também articulista e dramaturgo, havendo pertencido à Academia Paulista de Letras e alcançado considerável sucesso literário com as peças Brasil S.A. (1996), SOS Brasil (2000) e Acorda Brasil (2006), todas de acentuado caráter nacionalista e vistas, em diversos teatros do País, por dezenas de milhares de pessoas. É forçoso sublinhar, do mesmo modo, que o ex-Presidente do Grupo Votorantim era admirador de Plínio Salgado e de diversos homens que vestiram a camisa-verde integralista e nunca se envergonharam disto, a exemplo de Miguel Reale e San Tiago Dantas, e sofreu profunda influência do grande pensador tomista e tradicionalista brasileiro Heraldo Barbuy, de quem foi aluno no Liceu Nacional Rio Branco, na Capital Paulista.

Isto posto, convém salientar que era Antônio Ermírio de Moraes, como todo bom patriota e nacionalista, um defensor do capital produtivo e ferrenho crítico da especulação financeira e do vampiresco sistema financeiro internacional.

Colocando sempre o Bem Comum acima do interesse individual, o autêntico bandeirante da indústria nacional que foi Antônio Ermírio de Moraes teve sua vida marcada, como escreveu João de Scantimburgo, por uma “fantástica conquista de prêmios pelo civismo, pelo patriotismo e pelo desenvolvimento do Brasil” [1].

Filho do grande empresário e engenheiro metalúrgico pernambucano José Ermírio de Moraes, que, radicado em São Paulo, criou o Grupo Votorantim [2], e de Helena Rodrigues Pereira, paulista de Boituva e filha do imigrante português António Pereira Inácio, pioneiro da indústria paulista e cofundador do Grupo Votorantim, tinha Antônio Ermírio de Moraes, segundo o poeta Paulo Bomfim, seu entranhado amigo, “o perfil de São Paulo”, representando melhor do que ninguém a Terra Bandeirante naquilo que ela tem de brasileira e universal. Na trajetória do empresário paulistano revivemos, na expressão do autor de Armorial, “passadas bandeirantes plantando cidades e semeando civilização”, sendo ele “o retrato de corpo inteiro de São Paulo na sensibilidade dos gestos e no elã garimpeiro do progresso”. Em seu multifacetado temperamento podemos identificar, ainda nas palavras do chamado “Poeta de São Paulo”, “o industrial e o homem de cultura, o filantropo e o dirigente de hospitais, escolas e horizontes; o teatrólogo e a ronda de personagens que passam a se integrar na saga da brasilidade” [3].

Encerramos esta pequena e singela homenagem a Antônio Ermírio de Moraes rogando a Deus, nosso Pai Celeste, Criador e Regente do Universo, que conforte, nesta hora de dor, seus numerosos familiares e amigos, assim como lhe dê um lugar no Paraíso e suscite, nas novas gerações de empresários brasileiros, varões que possuam as virtudes morais desse grande homem de São Paulo e do Brasil.

Por Cristo e pela Nação!


Victor Emanuel Vilela Barbuy,
Presidente Nacional da Frente Integralista Brasileira.
São Paulo, 27 de agosto de 2014-LXXXI.



Notas:
[1] Antônio Ermírio de Moraes, in Gabriel CHALITA e José PASTORE (Organizadores), 80 olhares nos 80 anos de Antônio Ermírio de Moraes, São Paulo, Ediouro, 2008, p. 130.
[2] Sobre José Ermírio de Moraes: Maria Aparecida de Paula RAGO, José Ermírio de Moraes: trajetória de um empresário nacional, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2008; João de SCANTIMBURGO, José Ermírio de Moraes: o homem – a obra, 1ª edição, São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1975. Já sobre seu filho que ora homenageamos: José PASTORE, Antônio Ermírio de Moraes: memórias de um diário confidencial, São Paulo, Planeta, 2013.
[3] Amigo de fé, in Gabriel CHALITA e José PASTORE (Organizadores), 80 olhares nos 80 anos de Antônio Ermírio de Moraes, cit., p. 35.


28/08/2014, 10:21:06



Antônio Ermírio de Moraes, in memoriam | - Integralismo | Frente Integralista Brasileira ..